martins em pauta

quarta-feira, 16 de março de 2016

Tribunal formaliza nomeação de 40 juízes substitutos

Quarta, 16 de março de 2016

RN


O Tribunal de Justiça do RN nomeou nesta terça-feira (15) 40 novos juízes substitutos, aprovados no concurso iniciado em 2012. Em coletiva à imprensa potiguar, o presidente Claudio Santos anunciou que a nomeação dos magistrados irá zerar o déficit existente nas comarcas do interior do estado. Até então, 35 das 65 comarcas potiguares estavam sem juízes titulares.

Santos: feliz pelas nomeações (Foto: Web)

O presidente da Corte de Justiça classificou a nomeação como o momento mais importante do Judiciário nos últimos anos. Os novos juízes deverão tomar posse em abril, passando em seguida por um curso de formação com duração de quatro meses. Veja a lista dos nomeados AQUI.


“Estamos resolvendo hoje a questão administrativa mais importante para o Judiciário. Essa era uma necessidade que vinha se arrastando há anos. Teremos uma melhoria sensível no número de processos julgados!disse o presidente.

Deslocamento

“Um juiz vinha acumulando até 13 comarcas no Alto Oeste, situação na qual as cidades ficavam praticamente sem Justiça pública. Ficamos extremamente felizes em efetivar esses juízes, num momento difícil para o erário público”, relatou o presidente do TJRN.


A nomeação irá acabar com a atual necessidade de deslocamento de juízes entre as comarcas, situação que impacta a produtividade das unidades judiciais e onera o Judiciário. Magistrados baseados na capital, por exemplo, precisam se deslocar semanalmente ou quinzenalmente para comarcas do Alto Oeste, passando poucos dias nesses locais, período insuficiente para julgar os processos.


“Dessa forma paralisava processos penais – que podem prescrever – , processos de improbidade administrativa, os ganhos dos advogados eram prejudicados”, enumera Santos.


Com informações do TJRN.

Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643