martins em pauta

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Golfinho encalha e morre em praia de Grossos

Quinta, 21 de janeiro de 2016

Um golfinho da espécie conhecida como golfinho pintado (Stenella attenutta) encalhou vivo por volta das 7h30 de hoje (21) na Praia de Pernambuquinho, Grossos-RN.


O animal foi encontrado na praia pela Equipe de Pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) como uma Condicionante Ambiental exigida pelo IBAMA por meio da Coordenação Geral de Petróleo e Gás – CGPEG, para as atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás da Petrobras na Bacia Potiguar e do Ceará.

Após localizar o animal, os técnicos do projeto iniciaram imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, retirando o animal da área de ondas e protegendo do sol. Médicos Veterinários do PCCB-UERN foram ao local e realizaram procedimentos de estabilização, que envolve a hidratação intravenosa e proteção da pele contra exposição ao sol. Os procedimentos aconteceram enquanto o animal era mantido em uma piscina natural na área do encalhe.

Após a estabilização o animal foi levado para a praia e procedeu-se tentativas de reintrodução. O golfinho apresentava sinais evidentes de orientação espacial, e em três tentativas de devolvê-lo ao mar, ele retornou para a praia, sendo mantido novamente em piscina natural, onde terminou morrendo as 14h38.

Com a morte do indivíduo os pesquisadores do PCCB-UERN realizarão ainda hoje a necropsia do animal no Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha na UERN, em Mossoró-RN.

A espécie ocorre nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, habitando preferencialmente áreas oceânicas, proximidades de ilhas e pode ser observada em algumas regiões próximas da costa continental.

A desorientação espacial em golfinhos pode ocorrer devido à infestação parasitária em órgãos sensoriais, atropelamento de embarcações e lesões de órgãos internos decorrentes da interação com atividades de pesquisas sísmicas marítimas (emissão de fontes sonoras para mapeamento do fundo do mar para definição de áreas propícias à exploração de petróleo).

A área onde o animal encalhou está inserida em uma região onde estão correndo atividades de pesquisas sísmicas para uma empresa estrangeira, com a presença do maior navio de sísmica do mundo (http://geofisicabrasil.com/noticias/66-sismicamar.html).

Por Carlos Junior/Voz de Areia Branca/ O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643