martins em pauta

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Prefeito faz ‘comício’ em Catedral e se compara até a Cristo

Segunda, 14 de dezembro de 2015

Festa de Santa Luzia

Final de procissão da padroeira de Mossoró é marcado por vaias diluvianas e outros constrangimentos

O encerramento da Festa de Santa Luzia hoje à noite, em Mossoró, após longo percurso de sua procissão, foi uma negação à própria liturgia religiosa. Teve momentos constrangedores e bizarros.

O prefeito Francisco José Júnior (PSD) apropriou-se do adro da Catedral de Santa Luzia, com o beneplácito da Igreja local, para fazer apologia à sua própria imagem, comparando-se com a padroeira e a Jesus Cristo, nos papeis de injustiçado e vítima.

Prefeito leu discurso com texto já descrevendo vaias e entregou projeto criticado por bispo (Foto: redes sociais)

A oratória do prefeito provocou uma quase intermitente onda de vaias na multidão que se postava no entorno da Catedral. Desde que foi anunciado como orador, vaias diluvianas ecoaram por milhares de vozes.

Ele sabia o que iria encontrar. Em seu discurso escrito já havia previamente referência às vaias. Mas é preciso se reconhecer: não se intimidou e insistiu até o final em transformar a um evento religioso numa oportunidade de promover comício fora de época e de lugar.

Até tratou a padroeira com certa intimidade, a quem se referia como “Luzia” e, afirmou, ser um mártir a exemplo da santa de Siracusa, que “também foi perseguida”.

Ele e Cristo

Sobre Jesus Cristo, a mesma analogia, no rol de perseguidos. Ele e Cristo, aquele mesmo da Galileia, o filho de Deus. E haja vaia.

 
O constrangimento foi transmitido ao vivo por rádios e pela TV Cabo Mossoró (TCM). Amplificou-se na tentativa do prefeito de reverter a enorme reprovação pública, ao entregar ao bispo Dom Mariano Manzana uma caixa em que revelou existir projeto e maquete eletrônica do Santuário de Santa Luzia, a ser construído no alto da Serra Mossoró. Deixou implícito que não caberia à Prefeitura o empreendimento, ao contrário do que afirmara antes em discursos e entrevistas.

Quando finalmente surgiram sinais de aplausos, ele novamente abusou. Mandou projetar no frontispício da Catedral um vídeo com aspectos do projeto. Mais e mais vaias sem que conseguisse completar a exibição.

Reprovação do bispo

Encerrada a sua fala, o prefeito voltou à cadeira onde estava anteriormente ao lado do governador Robinson Faria (PSD). O embaraço não estava encerrado.

Dom Mariano Manzana, com microfone à mão, lembrou ao prefeito e aos devotos que há mais de um ano conversara com o governante sobre o projeto, sugerindo a montagem de uma comissão paritária da Igreja e Prefeitura, para discutir a sua formatação. Nunca obtivera retorno. Recebia-o agora pronto, sem respeito ao que sugerira. 

O dia do prefeito já se revelara ruim durante a própria procissão, por ruas mal iluminadas e abarrotadas de gente. Cercado por forte aparato de segurança ao lado do governador e outros políticos e assessores, chegou a cumprimentar e ser cumprimentado por populares.

Mas à altura da Rua Rodrigues Alves, um circunstante lhe dirigiu impropérios. Foi contido sem maiores alardes pela segurança.

Vaias em 2013

Vaias de políticos em festa de encerramento da Festa de Santa Luzia não é novidade. Tem até se tornado mais comum do que muitos imaginam. Outra razão para a Igreja repensar essa franquia de espaço, que parece incompatível com o propósito litúrgico.

Em 2013, a então governadora Rosalba Ciarlini (PP) viveu mal-estar parecido, também com transmissão por TV e rádio. Estava num momento de densa reprovação popular até mesmo em sua terra natal (veja AQUI).

Nesse dia 13 de Dezembro de 2015, ela transferiu a coroa da repulsa popular para o gestor municipal. Toma que é sua, prefeito!

Robinson

O governador Robinson Faria (PSD) estava no adro da Catedral e testemunhou ao vivo o constrangimento do prefeito e principal aliado na região. Poderia falar, mas esquivou-se.

Por dever de Justiça, que se diga, é bom sublinharmos: ele costuma evitar discurso em atos religiosos. Se o prefeito tivesse o copiado, em vez de tentar se comparar a Luzia (a padroeira, claro) e a Cristo, certamente seria poupado desse dia para esquecer em sua vida.

Tanto hoje como em 2013, fica claro que o povo não está mais afeito à mistura da fé com política. O recado vem sendo dado em forma de vaias. Por enquanto.


Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643