martins em pauta

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Deputado Souza pede concurso e promoções para Educação

Sexta, 07 de agosto de 2015

Estado

Durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa, desta terça-feira, 4, o deputado estadual Manoel Cunha Neto [PHS], “Souza”, informou ao Plenário que enviou requerimentos ao Governo do Estado, solicitando ações na área da educação na tentativa de evitar prejuízo aos alunos das escolas estaduais.



Souza: pedidos à educação (Foto: João Gilberto)O parlamentar em um dos requerimentos solicitou a realização de um concurso público para ingresso de professores na rede pública estadual, justificando que o Ministério Público já recomendou ao Estado que realize um concurso ainda este ano.

Segundo o deputado Souza, existe um déficit de mais de mil professores na rede pública estadual e que a Secretaria de Educação estima, seguindo a tendência de aposentadorias, que três mil postos fiquem vagos nos próximos dois anos, se não houver reposição destes professores.

Conforme o deputado, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura renovou cerca de 700 contratos temporários e a previsão é que mais 300 contratos sejam efetuados, tudo isso pode até amenizar, mas não resolve o problema.

Aposentadorias

Essas informações, colhidas pelo Governo em março deste ano, apontam, segundo o deputado, que havia cerca oito mil profissionais em exercício nas escolas estaduais, sendo que, de lá para cá, cerca de um oitavo se aposentou.

“Desses oito mil professores, a grande maioria entrou nos anos 80. Portanto, vemos a grande e real necessidade da realização urgente de um concurso público”, disse o deputado Souza.

Em outro requerimento, o parlamentar solicitou ao Governador do Estado, a realização da promoção horizontal dos professores da rede pública estadual.

Segundo o deputado, “se o governo der duas letrinhas, teremos cerca de mil professores se aposentando. Se forem quatro letras, o número cresce maciçamente e teremos cerca de três mil docentes dando entrada no pedido de aposentadoria. Depois disso, essa média seria de 500 a 600 por ano”, demonstrou o deputado, chamado também a atenção sobre a situação das aposentadorias dos professores da rede pública estadual de ensino.

Com informações da AL.


Fonte:Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643