martins em pauta

sábado, 4 de julho de 2015

São Fernando é pioneira na instalação do prontuário eletrônico em Unidade de Saúde no RN

Sábado, 04 de julho de 2015 | São Fernando


Equipe do Ministério da Saúde em São Fernando – Foto: Ilmo Gomes

A cidade seridoense de São Fernando é a primeira do Rio Grande do Norte a adotar o prontuário eletrônico em suas Unidades Básicas de Saúde. O pioneirismo fez com que uma equipe do Ministério da Saúde visitasse a cidade, nesta manhã de sexta-feira (03) para conhecer a realidade do funcionamento da tecnologia, na Unidade Básica Inácia Duarte. Conhecido como e-SUS, a estratégia facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, eliminando a fila de pacientes e agilizando o acesso as informações através do cartão do Sistema Único de Saúde.

Para Dirceu Ditmar Klitzke, coordenador nacional de Gestão a Atenção Básica, as boas práticas adotadas em São Fernando devem servir de exemplo para os demais municípios do Estado. “Vejam que nem a capital Natal ainda implantou o prontuário eletrônico. O prontuário eletrônico, além de informatizar o serviço, de ter uma melhor informação para o cuidado clínico do paciente, ele gera vários relatórios para melhorar o atendimento aos pacientes”, explicou ao Blog do Marcos Dantas.


Prefeito Genilson Medeiros – Foto: Ilmo Gomes

Genilson Medeiros, prefeito da cidade reafirmou a satisfação de ter aderido à nova tecnologia do Ministério da Saúde, e não tem dúvidas de que, só pelo fato do atendente ter em mãos, através da tecnologia e do cartão SUS, todas as informações do paciente, facilitará o trabalho na UBS. “O nosso orgulho foi o testemunho da equipe do Ministério da Saúde que ficaram impressionados como uma unidade básica de um município interiorano, vem sendo tão bem cuidada”, destacou o prefeito.

Em entrevista ao Blog, a secretária de Saúde de São Fernando, Rita Rejane explicou o procedimento do uso do prontuário eletrônico. O usuário precisa chegar à unidade apenas com o cartão SUS, quando a recepcionista coloca no sistema já sai todo o histórico dele no atendimento, e automaticamente é gerado para o banco de dados do Ministério da Saúde.

“Acabou-se esse problema de grandes filas, porque tinha que tirar a ficha e o recepcionista ia procurar o prontuário no fichário, hoje já não existe mais isso, e a qualidade do serviço melhorou porque ganhamos tempo com isso. Hoje é um dia muito feliz, um sonho que começou a ser construído em uma qualificação do e-SUS, onde estávamos presentes eu, a enfermeira Diane e o técnico Chico Kelly, e nos foi proposto essa novidade. Para isso contamos com toda a confiança do prefeito Genilson, que fez o impossível para tudo isso acontecer”, finalizou.


Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643