martins em pauta

sábado, 13 de setembro de 2014

Folha de São Paulo: Rivais históricos, bacuraus e araras se unem no RN

13 de setembro de 2014

No Rio Grande do Norte, eleição tem clima de clássico de futebol. Os eleitores se dividem entre duas grandes torcidas, bacurau e arara, aves que representam famílias tradicionais do Estado. O bacurau, de hábitos noturnos, simboliza os Alves. Já a arara é família Maia. Os clãs se revezam na política potiguar desde a década de 1960. “Sou bacurau da gema, desde que nasci. Minha família toda é bacurau”, disse a dona de casa Maria das Graças da Silva, 54, de Várzea, no agreste do Estado.

Os adversários políticos têm músicas e cores específicas: bacuraus são verdes, e as araras, vermelhas. Bacurau também é como era conhecido o último trem que saía de Natal, de madrugada. O apelido teria sido dado ao clã Alves a partir do ex-governador Aluízio Alves (1921-2006), que distribuía Diários Oficiais com nomeações de familiares e apadrinhados no fim da noite, sem ser visto pela maioria da população, tal qual o trem.

Nome do novo aeroporto do Estado, Aluízio é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que agora disputa o governo do RN. Henrique é o representante político do clã mais proeminente hoje em dia, ao lado do ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência), seu primo. Pelo lado das araras, o destaque é o senador José Agripino Maia (DEM-RN). A candidata ao Senado na chapa de Alves é a ex-governadora Wilma de Faria (PSB)


Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643