martins em pauta

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Novo Aeroporto Governador Aluisio Alves em São Gonçalo do Amarante, início da operação está indefinido



A indefinição ainda a ronda a data para abertura do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, marcada para o dia 22 deste mês. Apesar de a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e Consórcio Inframérica – grupo gestor do aeroporto – manterem a previsão, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) admite que há possibilidade de mudança. “Uma reavaliação da data deve ser feita nas próximas 48 horas”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. 

Emanuel AmaralSanovicz: data deve ser reavaliada nas próximas 48 horas

O gargalo da transferência permanece o mesmo: dificuldade na interligação dos sistemas de tecnologia da informação das aéreas e do novo aeroporto.

Segundo o comandante Ronaldo Jenkins, diretor de operações de voo e segurança da Abear, um atraso do Inframérica na entrega da estrutura de TI comprometeu o cronograma original, estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Secretaria de Aviação Civil. De acordo com Jenkins, o sistema deveria ter sido entregue em 1º de maio, mas só foi liberado para as aéreas 12 dias depois. Com o atraso, a transferência só seria finalizada em 27 de maio, considerando que as aéreas precisariam de 15 dias para realizar essa operação a partir da data em que receberam a estrutura de TI. 

“Nós estamos trabalhando para o dia 22 de maio, mas temos a sensação, o sentimento de que não vai ser dia 22 (a abertura), pois nós não nos sentimos seguros para demonstrar à Anac que já estamos prontos para operar adequadamente o novo sistema, já que o nosso pessoal nem sequer teve treinamento com o novo sistema”, salientou Jenkins. No cronograma original, a homologação seria realizada pela agência em 19 de maio. “Ninguém sabe exatamente quando esse aeroporto vai ser entregue. Como eu posso homologar a operação se eu não tenho sequer internet para realizar as consultas ao sistema?”, questionou o diretor.

Em off, uma fonte ligada às operações no novo aeroporto informou que o Inframérica propusera à SAC o dia 30 de maio como nova data para início das atividades no Aluízio Alves. Questionado, o consórcio reafirmou que a data do dia 22 é uma previsão, que pode mudar dependendo da homologação da Anac às aéreas.

Sistema
O sistema de tecnologia de informação utilizado pelo Consórcio Inframérica é o sistema CUTE – o mesmo utilizado no aeroporto Jucelino Kubitchek, em Brasília. O sistema permite uma “flexibilidade” nos balcões de checkin que são disponibilizados para cada companhia, dependendo da demanda de cada uma delas. 

De acordo com Jenkins, a fase de transferências das companhias aéreas pode ser considerada com 80% de conclusão. Entretanto, faltam os “acabamentos” como sistema de logística, ligação de internet e a conexão das aéreas com o seus próprios sistemas. Esses “links”, segundo o presidente da Abear, são regularizados pela Sita – Sistema de Telecomunicações Aeronáuticas. 

De acordo com a Abear, a Sita é responsável por interligar o sistema da empresa com o seu próprio sistema de reserva. “Por exemplo: o que você faz quando opera um totem? Você entra no sistema da empresa. Hoje em dia, para nós, o totem é um sistema fundamental para dar agilidade, porque com ele eu tiro 40% dos meus passageiros do balcão. Só que todo o sistema da empresa precisa ficar sabendo que você fez checkin, não só o aeroporto”, explica o comandante. 

O vice-presidente da Sita, Mauro Pontes, afirmou à TRIBUNA DO NORTE que “os sistemas necessários para as operações de check-in e movimentação de passageiros do aeroporto estão operacionais e disponíveis a todas as empresas aéreas capacitadas e certificadas para a operação”. Ele garante que os sistemas de responsabilidade da Sita já foram entregues e estão prontos para operação. “Considerando os sistemas da Sita, não há necessidade de prorrogações no prazo para início de funcionamento do Aeroporto”.

Plano B
De acordo com a Abear, as empresas já finalizaram a transferência de mobiliário e de toda a parte física. Parte dos funcionários já está sendo deslocada para conhecer as dependências do novo aeroporto. 

Apesar de já ter sido afirmado (e reiterado) pela SAC que o aeroporto Augusto Severo será entregue à Aeronáutica quando o Aluízio Alves começar a operar, as companhias aéreas também trabalham com um plano B. Segundo a Abear, o contrato das aéreas com a Infraero – que gerencia o Augusto Severo – foi renovado até agosto como garantia de permanência dos serviços.

“Já renovamos o contrato para termos a garantia que não vamos ser despejados se algo der errado no novo aeroporto”, disse Ronaldo Jenkins. As companhias também resolveram manter as estruturas no aeroporto de Parnamirim e criar uma nova estrutura no aeroporto Aluízio Alves como garantia. 


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643