martins em pauta

sábado, 24 de maio de 2014

Enfeites da Copa são alvos de furtos



Publicação: 24 de Maio de 2014

A decoração para a Copa do Mundo já está nas ruas da cidade e os casos de furtos já começam a aparecer. Entre a quinta-feira passada e ontem, a empresa Servlight, responsável pela instalação das peças luminosas registrou a perda de setenta refletores, 13 lâmpadas estrombo e cerca de 16 metros de mangueira luminosa. O material subtraído - refletores nas árvores do canteiro central da avenida Prudente de Morais próximo ao cruzamento com a avenida Amintas Barros e o restante nas bolas tridimensionais instaladas no cruzamento das avenidas Salgado Filho com Alexandrino de Alencar - fazia parte da decoração contratada pelo Município.

O executor de obras da Servlight, Arthur Gondim, disse que os furtos foram constatados na manhã de ontem. "A parte da iluminação das bolas na Salgado Filho com Alexandrino foi informada à secretaria. Quando chegamos lá também tinham forçado as bolas, que estavam meio soltas. Prendemos de novo e começamos a repor o material", explicou.

Até agora foram constatados furtos apenas nesses dois locais. Após registrar boletins de ocorrência, a empresa começou a fazer a reposição da iluminação. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), quem arca com o prejuízo é a empresa prestadora do serviço, dentro da verba de reparo prevista no contrato.

Além dos roubos do material de iluminação, a Semsur vem registrando outros casos de danos à decoração. Diversas placas luminosas com escudos de seleções implantadas no calçadão da avenida Engenheiro Roberto Freire estão pichadas ou rasgadas. No bairro do Alecrim e na avenida Rio Branco, na Cidade Alta, é notável a situação da decoração. Os escudos em placas circulares caem ou foram quebrados por veículos de grande porte, que batem na decoração enquanto trafegam por essas ruas.

Após diversas dessas placas caírem, a Prefeitura fez a reposição reforçando com uma espécie de fio que passa por todas as placas de cada fio. Houve ainda, segundo a Semsur, danos à decoração com bandeiras dos países que jogarão em Natal, colocada na passarela entre o Via Direta e o Natal Shopping. 

A instalação da decoração da Copa do Mundo teve início no dia 19 de março, com bandeiras dos países no formato de bola instaladas nas árvores do canteiro central da avenida Hermes da Fonseca. Uma semana depois a Semsur voltou atrás e retirou a decoração por considerar os adereços pequenos em relação ao tamanho das árvores. O material foi substituído por semelhantes, mas de maiores dimensões, e o anterior aplicado nas ruas da Cidade Alta e Alecrim. 

A previsão inicial era concluir todo o material até o fim de abril. No dia 27 de abril, um painel montado no viaduto de Ponta Negra e que gerou bastante polêmica nas redes sociais foi retirado. A instalação de seu substituto, de autoria de Erinaldo Santos com fotos de Canindé Soares, foi feita ontem.



Fonte: Tribuna do Norte/Pedro Andrade
repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643