martins em pauta

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Arena das Dunas: autorização perde validade amanhã

A autorização temporária especial que garante o funcionamento da Arena das Dunas perde a validade amanhã, dia 31. Expedido em janeiro passado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o documento precisa ser renovado. Para que isso ocorra, a secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) deve apresentar laudos referentes às obras de drenagem na área do estádio. O titular da Semopi, Tomaz Neto, confirma para hoje a entrega do material, mas, há 13 dias para o início da Copa do Mundo, outras pendências geram preocupação para o Corpo de Bombeiros.

Emanuel AmaralCom ruas empoçadas e obras em andamento, o trânsito em Lagoa Nova ficou ainda mais complicado

Ontem à noite, Tomaz Neto informou que vai participar de uma reunião com representantes da Semurb e Bombeiros para discutir o assunto. “Faltam algumas informações sobre as obras de drenagem. O que posso garantir é que não haverá alagamento no entorno da Arena durante a Copa, mas ainda estamos trabalhando nesse projeto. Por causa das chuvas, as escavações nas lagoas ficaram comprometidas. Vou levar todas as informações necessárias para a reunião”, contou. 

O documento que garantiu a abertura da Arena das Dunas no dia 26 de janeiro foi obtido três dias da data. Após a emissão do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a Semurb entregou uma “autorização especial temporária” – espécie de Habite-se temporário que tem validade até amanhã. À época, o titular da Semurb, Marcelo Toscano, explicou que o Habite-se definitivo dependia de outras obras no entorno da Arena. A principal delas está sob responsabilidade do Município e trata-se do sistema de drenagem do estádio. “Já estava acertado que o Habite-se só seria expedido pela Semurb quando a obra do túnel de drenagem do estádio estivesse concluída. Estamos esperando as informações da Semopi para saber se o Habite-se temporário será renovado ou daremos o Habite-se definitivo”, disse o secretário.

Toscano disse ainda que acredita na apresentação dos documentos necessários em tempo hábil. “O Habite-se temporário pode expirar, mas não teremos nenhum evento na Arena antes do dia 13 de junho. Acredito que tudo vai correr bem”, colocou. Apesar do otimismo dos representantes da administração municipal, outros pontos relacionados à Arena das Dunas preocupam o Corpo de Bombeiros. 

Segundo o assessor de imprensa da instituição, tenente Cristiano Couceiro, as arquibancadas móveis e estruturas que estão sendo montadas no estacionamento do estádio ainda precisam passar por vistorias. “A administração da Arena apresentou um projeto sobre esses dois pontos e ele foi liberado. Porém, é necessário realizar vistorias para saber se está tudo dentro do previsto”, explicou. Couceiro explicou ainda que o AVCB entregue em janeiro passado tem validade de um ano. 

O parecer final do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) da corporação garante que o Arena das Dunas, com 77.783,50 metros quadrados de área construída, preenche as exigências das Normas de Prevenção e Combate a Incêndio conforme a Lei 4.436, de 9 de dezembro de 1974, combinado com o Decreto nº 6.576, de 3 de janeiro de 1975. A drenagem ainda não foi concluída porque depende da conclusão das obras de mobilidade. Ontem, apesar das chuvas os serviços no entorno da Arena não foram prejudicadas. Os operários mantiveram os serviços normalmente nos túneis, passarelas e viadutos.

Bloqueio
Mais transtornos para os motoristas natalenses. O cruzamento das avenidas Jaguarari e Capitão Mor Gouveia será interditado por três dias, a partir de hoje, dia 30, para o andamento das obras do Complexo Viário de Natal. De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, chefe do Setor de Intervenção Viária da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), durante a intervenção, os ônibus das linhas 30, 31, 39 e 41 terão os itinerários alterados. Além desse bloqueio, um trecho da Prudente de Morais, entre as avenidas Lima e Silva e Capitão Mor Gouveia também foi interditado desde às 20h de ontem, 29, e segue fechado hoje até o domingo, dia 1º. A entrega das obras está prevista para o dia 9 de junho. Segundo o secretário de Obras de Natal, Tomaz Neto, para conclusão das obras, neste trecho, falta a pavimentação, sinalização e pintura das estruturas. “Com esses bloqueios finalizamos totalmente o serviço na Prudente de Morais e nos túneis que ligam as avenidas São José, Lima e Silva, Jerônimo Câmara ao bairro de Candelária em si”, explicou.

Homenagem
O complexo viário de Natal, composto de seis túneis, dois viadutos e duas passarelas, terá o nome do cardeal norte rio-grandense, Dom Eugênio de Araújo Salles, falecido aos 91 anos em julho de 2012. Durante muitos anos, o cardeal foi um dos religiosos mais influentes do Brasil. “Dom Eugênio teve quase 70 anos de vida dedicada à igreja, com muitos serviços prestados a Natal”, justificou o prefeito Carlos Eduardo Alves



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643