martins em pauta

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Natal /RN Vias bloqueadas e caos no trânsito


Nenhum aviso prévio e muita dor de cabeça. No início da tarde de ontem (23), a população de Natal foi surpreendida e reclamou da interdição das avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca, na altura do viaduto do baldo – os principais acessos entre o centro da capital e o bairro Alecrim. Os motoristas precisaram procurar novos percursos para chegar aos seus destinos e o trânsito ficou lento em alguns trechos.

Emanuel Amaral

No sentido centro, motoristas enfrentaram congestionamentos

A própria Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que amanheceu mobilizada para executar a interdição, reconheceu que a mudança foi repentina. A decisão de manter as interdições das avenidas Deodoro e Rio Branco, enquanto não são retomadas as obras de recuperação do canal e do viaduto do Baldo, foi da juíza Francimar Dias Araújo da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Ela rejeitou os embargos de declaração pleiteados pelo Município. A negativa da Justiça obrigou o município a interditar o trecho.

“A secretaria foi notificada na última quarta-feira (16) à tarde e a intervenção tinha que ser feita em cinco dias. Por causa da Semana Santa, a gente só ficou sabendo nesta terça (22) e tivemos que fazer isso hoje”, afirmou o diretor de Fiscalização de Trânsito, Rogério Leite. Ele ainda explicou que a Semob já tinha parte do planejamento pronto, porém algumas ruas eram inviáveis para o desvio e foram descartadas. Novas mudanças e adaptações devem ocorrer nos próximos dias, conforme o tráfego se normalize.

As intervenções começaram por volta das 11h30, na Coronel Estevam, chegando à Deodoro, no sentido ao Centro. Por volta de 13h30, o tráfego de mesmo sentido (bairro/centro) foi fechado na Rio Branco, formando uma extensa fila de carros, que chegava ao Alecrim.

Até o fechamento desta edição, a Semob não havia feito a interdição da faixa de contra-fluxo utilizada pelos ônibus e do sentido centro-bairro, na Deodoro. A secretaria divulgou, durante o dia, um mapa com as novas rotas para ônibus e transportes de grande porte (veja na página 2). Porém as vias também acabaram sendo utilizadas pelos veículos particulares.

Para os motoristas que usam a avenida Coronel Estevam em direção ao centro, o fluxo é desviado para contornar a praça Almirante Marquês de Tamandaré, entrando à direita na rua Ernani da Silveira e seguindo até o cruzamento das avenidas Régulo Tinoco e Governador Juvenal Lamartine. Depois, os condutores entram na rua Mermoz, de onde podem seguir até as avenidas Deodoro e Rio Branco.

A rua Ernani da Silveira, que tem apenas uma faixa, era uma das principais preocupações. Principalmente, no início da tarde, o fluxo de veículos foi intenso nessa rua. Em alguns momentos, o engarrafamento e a lentidão do trânsito deixou motoristas e quem utiliza o transporte de massa impacientes.

O diretor da Semob afirmou que um semáforo será instalado na rua Mermoz, no cruzamento com a Deodoro, mas não há um prazo definido. “Por enquanto, vai ser manual”, afirmou, referindo-se à presença de amarelinhos.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643