martins em pauta

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Brasil terá em 2014 uma TV por habitante e nº de celulares superior aos EUA

São Paulo (AE) - A Copa do Mundo representará o impulso que faltava para o mercado de televisão no Brasil atingir a média de um aparelho por habitante. Atualmente, 97% da população tem uma TV, média acima da mundial, de 72%, de acordo com dados da 25ª Pesquisa Anual Sobre o Uso de Tecnologia da Informação (TI), divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). “O Brasil vai chegar a uma televisão por habitante neste ano. Estamos muito perto do ‘um pra um’ e vamos ter um impulso nas vendas neste ano por causa da Copa do Mundo”, afirmou o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa.

Magnus NascimentoO índice de brasileiros com TV em casa já está acima da média

O levantamento também mostrou que o Brasil superou os Estados Unidos no quesito de quantidade de telefones (fixos e celulares) por habitante. No Brasil, o índice é de 158% (mais de 3 a cada 2 habitantes), ante 156% nos Estados Unidos e 115% na média mundial. 

As promoções para ligações para celulares da mesma operadora, que se popularizaram nos últimos cinco anos, ajudaram o Brasil superar os EUA em quantidade de telefones (fixos e celulares) por habitante. Com chips de celular vendidos em bancas de revista a preços simbólicos, muita gente optou por ser cliente de mais de uma operadora. O consumidor se viu obrigado a evitar ligações para celulares de operadoras diferentes, diz Meirelles. Nos EUA, como as tarifas são mais baratas, isso não é necessário.

Segundo Meirelles, há uma popularização dos aparelhos entre a população mais pobre que ganhou poder de compra nos últimos anos, associada à preferência de boa parte dos consumidores em deter mais de um aparelho com planos de operadores diferentes para combinar tarifas mais baixas nas chamadas.

“A política de não tarifação entre as mesmas operadoras provocou uma proliferação de celulares entre as camadas mais pobres”, explicou. Já nos Estados Unidos as tarifas são mais baixas, em média, diminuindo a necessidade de aquisição de diferentes chips


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643