martins em pauta

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exploração do ouro encontrado em Currais Novos já está autorizada


Ainda segundo matéria do Jornal de Fato as minas Bomfim (em Lajes) e São Francisco (em Currais Novos) estão autorizadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para começar a extração de ouro. O último registro de produção de ouro no Rio Grande do Norte, em 2009, foi de 47,65 gramas. A meta da Mina do Bomfim, já a partir de 2013, conforme o DNPM, é produzir três toneladas/ano. Em 2015, a previsão é de 5 toneladas, considerando o início das atividades da mina São Francisco. Além do grupo de Minas Gerais, o grupo australiano Crusader, que comprou a Mina São Francisco, deverá investir R$ 100 milhões em Currais Novos.

O objetivo é produzir 3 toneladas de ouro por ano. Os investidores identificaram uma reserva de 24 toneladas na área, com base nos estudos realizados até o momento. A jazida será explorada durante dez anos. Atualmente, o grama do ouro custa no mercado internacional aproximadamente R$ 80,00. Além de Currais Novos, o grupo Crusader se prepara para extrair ouro em outras áreas no Rio Grande do Norte, é o que garante o diretor do grupo no Brasil Robert Smakman.

Os mais otimistas apostam que Currais Novos voltará a um passado glorioso, com comércio forte e fazendo a diferença na balança comercial do Rio Grande do Norte. Atualmente, já produz 20 toneladas de xelita/mês. Até 2015, esse número pode passar da casa das 50 toneladas de xelita e uma quantidade ainda não definida de ouro na Mina de São Francisco. Na cidade, os comerciantes observam com desconfiança, considerando que em outras oportunidades houve tentativas de reativar a produção de ouro e todas foram fracassadas, mas existem também os otimistas, que são maioria.

Fonte: Marcos Danta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643