martins em pauta

domingo, 30 de outubro de 2011

Rompimento entre DEM e PSD terá implicação eleitoral no RN

O racha político entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) terá implicações diretas no pleito 2012. Analistas, pré-candidatos a prefeito de Natal e líderes partidários são unanimes ao afirmarem que a geografia do pleito sofreu uma mudança com o novo cenário surgido a partir da divisão política da governadora e do seu vice.

Se antes Robinson Faria, presidente estadual do PSD, afirmava que Rosalba Ciarlini era a líder do seu grupo político e coordenaria a sucessão da Prefeitura de Natal, hoje o vice-governador se coloca frontalmente contrário ao palanque da chefe do Executivo estadual. Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antonio Spinelli, o pleito de 2012 será fundamental para o projeto político de Robinson Faria, que pretende disputar o Senado Federal. “Robinson Faria não tem uma penetração tão grande no eleitorado de Natal e buscará isso com a eleição do próximo ano”, analisa o professor.

Já o pré-candidato a prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) alerta que a chegada de Robinson Faria na oposição não traz um fortalecimento maior, como poderia ocorrer, porque hoje os oposicionistas estão divididos. “Cada partido de oposição quer lançar seu candidato. A oposição hoje está dividida e fragilizada”, destaca.

Pré-candidato pelo PMDB, o deputado estadual Hermano Morais avalia que não haverá impedimento para os peemedebistas buscarem o apoio de Rosalba Ciarlini e Robinson Faria para a eleição na capital potiguar. “Não foi o PMDB que provocou esse racha. Lamento o que ocorreu, mas agora iremos conversar tanto com o DEM quanto com o PSD para discutir o apoio”, comenta.

Já o deputado estadual Agnelo Alves (PDT) é cauteloso ao avaliar as implicações políticas para 2012. “É preciso deixar a poeira baixar, vamos esperar a poeira sentar”, comenta.

Ponderação também é adotada pelo pré-candidato a prefeito de Natal pelo PT, deputado estadual Fernando Mineiro. Para ele, o mais evidente é que o PSD exclui das suas alianças o DEM e PMDB no pleito da capital potiguar.

Independente de serem mandatários, aspirantes a cargos públicos ou analistas políticos, eles acreditam numa maior concentração de esforço do vice-governador Robinson Faria na eleição de Natal, já que está na capital o maior colégio eleitoral do Estado, fundamental para qualquer político que planeja disputar uma eleição estadual, como é o caso do vice-governador.

Martins em Pauta com Informações Tribuna do Nor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643