martins em pauta

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Novo pavilhão da Penitenciária Estadual de Alcaçuz recebe primeiros detentos


Em uma ação coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), foi iniciada na tarde desta segunda-feira (24) a transferência de 88 presos que estão dispostos em Centros de Detenção Provisória (CDPs) e cadeias públicas do RN. A ação foi possível após a conclusão das obras complementares de águas e esgotos e a consequente liberação da justiça, na sexta-feira (21), do novo pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, no município do Nísia Floresta.

Por volta das 13h, 20 presos de outra ala de Alcaçuz ocuparam as primeiras celas da nova estrutura. Até o final desta terça-feira (25), será concluída a primeira fase da transferência de presos com a chegada de mais 68 homens. No total, 10 celas serão utilizadas no primeiro momento. A divisão dos presos será feita pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) e pelo diretor do presídio de Alcaçuz, Major Lisboa.

As vagas abertas em Alcaçuz significam maior segurança para a população já que a ideia inicial é desafogar os CDPs e abrir vagas nas delegacias de plantão Zonas Sul e Norte para presos não sentenciados. “O importante é que estamos abrindo novas vagas e quebrando um tipo de responsabilidade que vinha desde a gestão passada”, comentou Thiago Cortez, secretário da Sejuc.

Ainda de acordo com o secretário, a medida de transferência gradativa é explicada pela observância da segurança “para ver como os presos se comportam antes de trazermos os demais. Precisamos ver o que melhorar e vamos providenciar os ajustes para preencher todas as 402 vagas do novo pavilhão do presídio”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643