martins em pauta

sábado, 29 de outubro de 2011

Morre o “Leão”, uma das grandes lideranças políticas do município de Areia Branca

EXPEDITO LEONEZ  ENFERMIDADES EM NATALExpedito Leonez morreu hoje, aos 70 anos

“Deus me deu mais uma chance”. A frase carregada de otimismo foi dita pelo ex-prefeito de Areia Branca, Expedito Gomes Leonez, no dia 22 de agosto de 2010, quando concedeu uma ampla reportagem ao Blog de volta ao convívio dos familiares e amigos depois de ter vencido o primeiro round de uma luta difícil que vinha travando contra um câncer. “Foi Deus que me quis aqui”, dissera feliz.

Apesar da torcida pela sua recuperação, da sua vontade de vencer a doença, e das orações das pessoas que o admiravam, o “Leão” sucumbiu no início da noite desta sexta-feira, 28, em Natal. Seus derradeiros momentos da vida foram passados ao lado da esposa Regina Leonez e do amigo de todas as horas, ex-vereador João Leonez, que abriu mão de tudo nos últimos dois anos para acompanhar o ex-prefeito na sua via crucis pelos hospitais de Natal, Recife, entre outras cidades.

Mesmo abalado e chorando a perda do amigo e conselheiro político, João Leonez conversou com o Blog por volta das 19h30, minutos depois de oficializada a morte do ex-prefeito. Ele disse que naquele momento estavam aguardando os procedimentos da empresa funerária que fará o traslado do caixão para Areia Branca, onde será velado no salão nobre da prefeitura. O sepultamento está marcado para as 17h deste sábado, 29, no Cemitério Público São Sebastião.

Expedito Leonez 2010_thumb[1]Mesmo doente, Leonez (de vermelho) teve participação marcante na campanha em 2010

Expedito Leonez foi “adotado” por Areia Branca a partir da década de 60. Foi salineiro, estivador e comerciante no ramo de mercearia. Nesta última empreitada não obteve êxito, pois “quebrou” de tanto dar as coisas ao povo. Daí, passou a ser chamado o “pai da pobreza”.

O ex-prefeito nasceu no sítio Arapuá, município de Ipanguaçu (RN), em 10 de janeiro de 1941. Sua trajetória política na década de 70 teve como pontapé inicial o Sindicato dos Estivadores, que o fez o vereador mais votado de Areia Branca em sua primeira investida na vida púbica.

EXPEDITO INÍCIO Leonez galgou todos os cargos eletivos na esfera municipal. Depois de vereador, foi vice-prefeito de Luiz Duarte Vasconcelos, “Luiz Vovô” no mandato de 1977-1982. Seu primeiro mandato de prefeito exerceu no período de 1983-1988; elegeu o sucessor José Alfredo Rebouças (1988-1992) e retornou ao Executivo pela segunda vez, no período 1993-1996. Depois disso a oposição liderada pelo então candidato a prefeito, José Bruno Filho (PMDB), quebrou a sequência de vitórias do grupo comandado pelo “Leão”. Mas ele voltou a assumir a prefeitura pela terceira vez, desta feita em 2004, para o mandato tampão de sete meses, no período de junho a dezembro daquele ano.

Expedito no início da sua trajetória política

Leonez foi ainda candidato a deputado estadual em 1996, obtendo votação expressiva no município e sendo lembrado pelos eleitores dos mais distantes recantos do Estado.

Expedito Gomes Leonez morreu aos 70 anos de idade.


Fonte Luciano Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643