martins em pauta

sábado, 16 de julho de 2011

Serra de Martins volta a sediar festival gastronômico

O circuito culinário pelas serras potiguares continua e agora o destino é serra de Martins. O vácuo deixado com a não realização da edição 2010, certamente não deverá esvaziar o Festival Gastronômico e Cultural do município localizado no médio oeste potiguar, a 370 km de Natal, que volta a ser realizado este ano, de 21 a 24 de julho. Além de tradição culinária, Martins é também uma das mais atrativas e famosas cidades da região.
rodrigo senaPraça central de Martins volta a receber o caldeirão gastronômicoPraça central de Martins volta a receber o caldeirão gastronômico

Será a sétima edição do festival e oficialmente a primeira dentro do novo 'Circuito das Serras', no qual integram o Festival de Monte das Gameleiras (ocorrido semana passada), Festival de Portalegre, marcado para acontecer dias 12, 13 e 14 de agosto, e Lagoa Nova, na primeira semana de setembro.

Cidade de passado histórico, Martins é também um dos municípios com a maior riqueza culinária daquela região potiguar. E é justamente essa riqueza que vai incrementar o cardápio da Cozinha Show, com oficinas de alguns dos melhores chefs do Rio Grande do Norte.

Segundo o diretor do circuito dos festivais Walde Faraj, em Martins serão trabalhados sabores típicos da região, incluindo uma novidade: a carne de porco. "Todo mundo na serra de Martins cria ou come carne de porco. Vamos mostrar a versatilidade da carne pela primeira vez". Além da carne suína, voltam aos menus o cordeiro, considerado a estrela da serra, o pescado tucunaré, a carne de boi e demais iguarias da serra.

Equipada para servir mais de 1600 pessoas, a cozinha é hoje o local mais diversificado do evento. "Vamos inaugurar a nova cozinha-show, que atualmente é a maior cozinha itinerante do estado. Será o espaço principal do festival pois é o lugar onde a população poderá interagir mais", disse Walde .

"Também estamos experimentando um formato mais voltado para a população e o público. Tiramos os concursos e investimos nas oficinas. Tem dado certo", disse. Alguns parceiros do evento, como a CimSal, que representa a Flor de Sal, deverá trazer um chef de outro estado, como aconteceu em 2009, quanto trouxe o renomado chef Carlos Ribeiro.

Música

A música também continua como um dos ingredientes importantes do encontro gastronômico. No setor do coreto, nomes de musicalidade mais intimista. Já confirmados estão Diogo Guanabara e Camila Masiso, Rodolfo Amaral e As Nordestinas, no dia 22; no dia 23 será a vez de Antônio de Pádua, Macaxeira Jazz, Caxumbo a Quatro, e Banda Café. Para o palco maior, estão confirmados Waldonys e Forró dos Três.
rodrigo senaChefs do RN, produtores e convidados se reúnem no festivalChefs do RN, produtores e convidados se reúnem no festival

Segundo a prefeita de Martins, Maria José Gurgel Costa, as expectativas para 2011 são grandes, já que não houve festival no ano passado - por questões políticas junto ao governo do estado, segundo ela. "Esperamos o melhor para este ano. Sem o festival em 2010, houve prejuízo para o setor hoteleiro e também para a população. Vamos atravessar as dificuldades e voltar ao evento com tudo, só não podemos parar no tempo. Martins já tem história no setor", explica.

Serviço:

Festival Gastronômico e Cultural de
Martins. De 21 a 24 de julho.

Fonte Tribuna do Norte editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643