martins em pauta

terça-feira, 26 de julho de 2011

Inscrições para o vestibular 2012 da UFRN estão abertas


Este ano, 7.630 candidatos ao vestibular da UFRN já conseguiram a isenção da taxa de inscrição

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte iniciou ontem as inscrições para o Vestibular 2012. Este ano a UFRN oferece 6.209 vagas, 70 a mais que em 2010. As inscrições serão feitas, exclusivamente, através do site da Comperve: www.comperve.ufrn.br. O prazo segue até o dia 28 de agosto. Segundo dados da Comperve, 7.630 candidatos tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o exame 2012 deferidos pela instituição. O resultado foi divulgado na última semana.

Para inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. No caso de candidatos pagantes, é preciso imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 110,00, até o dia 29 de agosto de 2011, no local indicado na GRU. Para os candidatos isentos, é preciso preencher o formulário e imprimir somente o Comprovante de Inscrição.

"A expectativa é superar a marca de inscrições do vestibular passado, mesmo porque houve um aumento na oferta de vagas este ano", observa a presidente da Comperve Magda Maria Pinheiro de Melo. Em 2010, 28.124 candidatos disputaram as 6.139 vagas.

Para os estudantes que pleiteiam o benefício do argumento de inclusão, a presidente da Comperve ressalta que é preciso assinalar o campo indicando o interesse. A documentação exigida para o AI - históricos escolares do ensino fundamental e médio em escolas públicas e formulário específico - deverá ser entregue no período de 23 de setembro a 14 de outubro. Uma comissão analisará as informações fornecidas por cada candidato, antes de divulgar a lista dos que tiveram o pedido aceito. O vestibular será realizado de 27 a 29 de novembro.

O professor de Línguas Estrangeiras do Lógico Cursos Aliados, Frederico Lima aconselha ao aluno se inscrever o quanto antes. "Fazer sua inscrição o mais rápido possível evita transtornos como o congestionamento do site nos últimos dias, o esquecimento e deixa o aluno mais tranquilo", orienta.

O professor de química do CDF Kleiber Bezerra, espera que as provas mantenham o mesmo padrão e formato, valorizando o conhecimento e a inteligência emocional do aluno. "São avaliações que priorizam a interpretação de dados, não fórmulas prontas, o que exige a compreensão dos alunos", observa. Para esta reta final, o professor recomenda exercitar os conhecimentos, por meio de simulados, provas de vestibulares anteriores e exercícios. "Não adianta tentar ler um livro inteiro. É hora de praticar o que se sabe. O estudo em grupo é bem saudável", complementa.

A dica é seguida pela aluna Laís Duarte, 17 anos, candidata ao curso de arquitetura e urbanismo. "Estudo cerca de quatro horas em casa, pela manhã, à tarde tenho aula e à noite reforço. Sem contar feriados e fim de semana. Acho que ter esse foco será recompensado", disse.

Documentos válidos para a inscrição:

Para efeito de inscrição, são considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares, pelos Institutos de Identificação, pelos Corpos de Bombeiros Militares e por órgãos fiscalizadores (ordens, conselhos; Passaporte; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, contendo foto e Carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público que, por lei federal, tenham validade como identidade.

Alunos desistem de concorrer ao vestibular 2012

O estudante do 3º ano do ensino médio Eliedson Angelo da Silva, 17 anos, da Escola Estadual Winston Churchill é um dos que desistiram do vestibular da federal. O sonho de ser administrador de empresas será pleiteado em alguma faculdade privada. "Só o fato de estudar em escola pública já nos coloca em desvantagem, porque aqui não vemos o conteúdo todo e não há preparação para o vestibular. Imagina começando o segundo bimestre hoje (ontem)?", questiona o aluno, que se inscreveu no Enem. O morador de Nossa Senhora da Apresentação, que conta não ter condições de pagar um cursinho, estuda em casa cerca de duas horas por dia. "Espero ser aprovado", disse.

Na mesma classe, Daliane Roberta Silva Nascimento, 17 anos, continua na tentativa de ser aprovada para serviço social. "Faço cursinho pela manhã e estudo em casa para tentar competir de igual, mas sei que é muito difícil", disse.

Segundo a vice-diretora Maria da Salete o calendário de reposição de aulas, incluindo os sábados, será submetido ao conselho escolar na próxima quarta-feira. Cerca de 350 estudantes estão matriculados nas dez turmas de último ano naquela escola.

O sistema de reposição aos sábados, segundo Daliane Roberta, não funciona. "Todo ano a gente sofre com as greves, porque param, depois anunciam essa reposição e acaba que nem vem aluno, nem professor", disse.

Alunos sem estrutura e expectativas

Há cerca de quatro meses do vestibular, as expectativas entre os estudantes da rede pública estadual de ensino não são as melhores. Com o retorno às aulas na última semana - após quase 80 dias de paralisação, devido a greve dos professores - muitos já desistiram ou até mudaram a opção do curso para continuar na disputa por uma das 6.209 vagas, oferecidas pela UFRN este ano.

No Colégio Atheneu, em Petropólis, problemas de infraestrutura somam-se ao atraso no ano letivo. Amanda Miakele Gomes, de 17 anos, do 3º ano do ensino médio conta que espaços de suporte aos estudos, como a biblioteca e o laboratório de informática do colégio, estão fechados por problemas de infiltração e falta de monitor. "Até a sala de aula da gente fica inundada porque a encanação do banheiro de cima, vaza", observa. A sala da turma de terceiro ano está com a parede totalmente infiltrada, o chão alagado e parte do teto ameaça a ceder.

Na tarde de ontem, os estudantes do último ano estavam sem aula na tarde de ontem. Os professores de física e biologia haviam faltado. Segundo um grupo de estudantes durante a paralisação não houve aulas de português, matemática, química, física, biologia e educação física. "Eu vou tentar para fisioterapia. Agora me diga como sem essas aulas?", questiona Marlen Albuquerque, 18 anos, que faz cursinho. Diana Monalisa melo, 18 anos, admite que teve vontade de mudar de curso.

A diretora Marcelle Lucena frisa que já enviou quatro ofícios à SEEC solicitando reforma, mas ainda aguarda que os reparos sejam feitos. Pela manhã a sala fica desocupada, porque não tem condições de uso. Mesmo sem chuvas". Quanto a reposição das aulas, o calendário seria apresentado ao conselho escolar na noite de ontem. "Até o vestibular esse alunos terão visto cerca de 80% do conteúdo, com aulas todos os sábados", disse.

Fonte Tribuna do Norte editado por Marrtins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643