martins em pauta

quarta-feira, 13 de julho de 2011

FAB retira caixas-pretas de avião que caiu em Recife

Motores também foram retirados, investigação sobre causas da queda pode levar até dois anos

ver mais Fotos
Bombeiros em meio aos destroços do bimotor que caiu em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, na região metropolitana do Recife

Bombeiros em meio aos destroços do bimotor que caiu em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, na região metropolitana do Recife - Alexandre Gondim/JC Imagem/Folhapress

Equipes de investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB) retiraram, por volta das 15h45, os gravadores de dados de voz e de voo da aeronave L410, prefixo PR-NOB, da empresa regional Noar, que caiu na manhã desta quarta-feira em Recife (PE). Todos os dezesseis ocupantes morreram no acidente. A aeronave, de fabricação tcheca, foi inteiramente destruída pelo fogo.

De acordo com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), de Recife, os dois motores da aeronave também foram retirados. Os técnicos da FAB vão analisar os dados no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Segundo o tenente-coronel aviador Frederico Alberto Marcondes Felipe, chefe da divisão de aviação civil do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão que coordena o Seripa, não há prazo para o fim das investigações. “Pode demorar até dois anos”, disse.

De acordo com informações divulgadas pela FAB, o voo do bimotor da Noar durou pouco mais de três minutos. A torre de controle registrou a decolagem às 6h51m. Às 6h54m, o avião sumiu do radar. Menos de um minuto após a decolagem, a torre foi informada de problemas. Dois minutos, o piloto avisou que tentaria um pouso forçado na Praia de Boa Viagem.

Dilma lamenta - a presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota lamentando o acidente: "Foi com tristeza que recebi a notícia de acidente aéreo que vitimou 16 pessoas hoje, no Recife. Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643