segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em SP

Segunda, 08 de dezembro de 2025

Foto: Adobe Stock

Foi registrado em Mauá (SP), o primeiro caso de intoxicação por metanol em licor. A vítima, um homem de 47 anos, disse ter bebido licor em dois bares entre 21 e 22 de novembro. Dias depois, apresentou dor de cabeça intensa, cansaço, visão turva e confusão mental. Ele foi internado em 23 de novembro, acabou intubado e está na UTI fazendo hemodiálise. Exame confirmou a presença de metanol e o caso foi confirmado pela prefeitura de Mauá.

O caso ocorre durante a crise de bebidas adulteradas em São Paulo, que já soma 10 mortes e 49 casos confirmados, segundo boletim estadual. Outros cinco óbitos seguem em análise em cidades como Guariba, São Vicente, São José dos Campos e Cajamar.

Entre as mortes confirmadas, estão quatro na capital, uma em São Bernardo, três em Osasco, uma em Jundiaí e uma em Sorocaba — esta última envolvendo um jovem de 26 anos, com laudo que relacionou metanol e uso de cocaína.

Dados do Ministério da Saúde apontam 59 casos confirmados no país e 44 em investigação, com ocorrências também em Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A Prefeitura de Mauá (SP) registrou o primeiro caso de intoxicação por metanol na cidade.

VÍDEO: Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí e derruba câmera remota

Segunda, 08 de dezembro de 2025

Imagens: Reuters

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em nova fase de erupção no sábado (6). As imagens foram registradas por câmera remota do Serviço Geológico dos Estados Unidos. O equipamento chegou a ser derrubado durante o fenômeno. Nas imagens é possível ver a lava avançando rapidamente e uma nuvem de cinzas cobrindo o local antes que a transmissão fosse interrompida.

O Observatório de Vulcões do Havaí afirmou que fontes de lava contínuas, com aproximadamente 15 a 30 metros de altura, estavam em erupção pela abertura norte, com rápido aumento de altitude. As erupções estavam confinadas à cratera Halemaʻumaʻu, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.

Localizado em uma área fechada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e entra em erupção de forma intermitente desde 23 de dezembro de 2024.

 

R7

Revelado o provável motivo da escolha de Bolsonaro...

 Segunda, 08 de dezembro de 2025


Dentro do grupo político, Flávio costuma ser descrito como o membro mais moderado da família e alguém considerado fiel à defesa do pai, mesmo diante de pressões e eventuais negociações políticas.

A informação é do portal Metrópoles.

A escolha reforça a estratégia de apostar novamente em um enfrentamento direto, sem concessões. A avaliação interna é de que acordos e alianças não foram suficientes para impedir que Jair Bolsonaro acabasse preso no regime fechado, o que fortaleceu a decisão de adotar um caminho mais rígido na disputa eleitoral.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Após "não" de Moraes, Carlos encontra outra forma de exaltar o nome do pai em seu aniversário

Segunda, 08 de dezembro de 2025



No X, Carlos fez questão de exaltar o pai no dia de hoje ao agradecer o ator Jim Caviezel, que vai interpretar Jair Bolsonaro no filme Dark Horse.

O vereador afirmou que o legado do ator “continuará sendo admirado por pessoas boas e invejado por aqueles que buscam a destruição”.

"Sei que seu legado continuará sendo admirado por pessoas boas e invejado por aqueles que buscam a destruição — contudo, a mensagem que você imprime a cada passo deixa sua marca no mundo. Para mim, um dos maiores presentes que recebi foi a oportunidade de viver momentos inimagináveis ​​ao seu lado. Receba meu abraço sincero e grato. Deus, Jesus e Liberdade!", escreveu, com uma foto ao lado do ator:

Fonte: Jornal da Cidade Online

Movimento com mais de 8 mil juristas lança carta pedindo prisão humanitária para Bolsonaro

Segunda, 08 de dezembro de 2025

O Movimento Advogados de Direita Brasil, que reúne mais de 8 mil profissionais, divulgou neste domingo, 7, uma carta defendendo que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixe a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e passe a cumprir pena em regime de prisão humanitária. O documento sustenta que a permanência do ex-chefe do Executivo nas atuais condições viola princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito.

Segundo o movimento, “houve, objetivamente, violações ao devido processo legal durante o julgamento do ex-presidente”, o que, conforme afirmam, resultou em uma “condenação injusta, com pena que se distancia dos mais basilares postulados do Estado Democrático de Direito”. 

Para o grupo de juristas essa forma de cumprimento da pena ignora não apenas aspectos processuais contestados, mas também as condições de saúde do ex-presidente, que consideram frágeis e preocupantes.

No documento, os advogados afirmam que o estado clínico de Bolsonaro é “delicado”, com “risco concreto de agravamento e até de morte”. Para embasar o pedido, citam trechos da Constituição Federal, reforçando que a saúde é direito fundamental e que “a pessoa presa está sob custódia e é responsabilidade direta do Estado”.

A carta destaca ainda que a execução penal deve resguardar a “integridade física e moral dos presos”, como previsto no art. 5º, XLIX, e no art. 40 da Lei de Execução Penal, argumentos usados para afirmar que a prisão humanitária seria não apenas uma prerrogativa, mas um dever estatal.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Malafaia solta frase enigmática após indicação de Flávio

 Segunda, 08 de dezembro de 2025


A indicação foi confirmada por Flávio, que afirmou ter recebido do pai a responsabilidade de conduzir o projeto político iniciado em 2018.

Nas redes sociais, Malafaia publicou uma mensagem enimática direcionada ao campo político de direita, afirmando que atitudes mal planejadas abrem espaço para comemorações no lado oposto.

"A QUEM INTERESSAR: o amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas. 
Não estou falando nem contra e nem a favor de ninguém. Somente isto", escreveu o pastor.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Alcolumbre reage

Segunda, 08 de dezembro de 2025





Alcolumbre afirmou que, após a divulgação da liminar, recebeu diversas manifestações de parlamentares que consideraram a decisão um ataque às prerrogativas do Legislativo. Em plenário, ele criticou o entendimento do ministro:

 

"Não é no mínimo razoável que uma lei votada em duas Casas Legislativas e sancionada pelo presidente da República seja revista pela decisão de um único ministro do Supremo Tribunal Federal", disse.

Para o presidente do Senado, a determinação contraria o que estabelece a Lei 1.079/1950, que permite a qualquer cidadão apresentar denúncias de crime de responsabilidade. Segundo Alcolumbre, eventuais excessos individuais não justificam a supressão desse direito por via judicial.

Ele também mencionou propostas que tramitam no Congresso sobre crimes de responsabilidade e sobre a limitação de decisões monocráticas. Entre elas está a PEC 8, aprovada pelo Senado e aguardando análise na Câmara, cujo objetivo é restringir decisões individuais capazes de suspender leis.

Durante o discurso, Alcolumbre afirmou que o Congresso não aceitará violações às suas prerrogativas constitucionais e defendeu que o Judiciário observe os limites estabelecidos pela Constituição:

"Somente uma alteração legislativa seria capaz de rever os conceitos puramente legais, sob pena de grave ofensa constitucional à separação dos poderes", ressaltou.

Ao encerrar a fala, o senador reforçou que a Casa está disposta a adotar medidas, inclusive de natureza constitucional, para preservar suas competências:

"Não hesitarei em defender todas as prerrogativas estabelecidas na nossa Constituição Brasileira", concluiu.

Fonte: Jornal da Cidade Online 

2,5 mil funcionários dos Correios ficam sem "vale-natal"

 Segunda, 08 de dezembro de 2025


O benefício — no valor de R$ 2,5 mil — havia sido concedido em 2024 dentro do Acordo Coletivo de Trabalho, mas não será renovado em 2025 devido ao cenário de aperto orçamentário da estatal.

A decisão veio no momento em que a empresa aguarda a posição da equipe econômica sobre os próximos passos do seu plano de recuperação.

Os Correios dependem do aval do Tesouro Nacional para retomar a negociação de um empréstimo estimado em R$ 20 bilhões, considerado essencial para enfrentar a situação financeira.

Que situação...

Fonte: Jornal da Cidade Online