sábado, 12 de julho de 2025

Taxação de Trump leva Bolsa brasileira à pior semana desde dezembro de 2022

Sábado, 12 de julho de 2025

Foto: Reprodução/Pixabay

Depois de atingir duas vezes o maior nível da história no começo do mês, a B3, Bolsa de Valores de São Paulo, teve entre 7 e 11 de julho a pior semana desde dezembro de 2022, acumulando queda de 3,61%. O dólar subiu 2,29% no mesmo intervalo.

O mercado financeiro local reagiu com pessimismo à tarifa de 50% anunciada pelo presidente americano, Donald Trump, para todos os produtos brasileiros vendidos aos EUA. No cenário microeconômico, o medo é dos prejuízos para as empresas, em especial as listadas em Bolsa; no macro, é da desaceleração da economia causada pela redução das exportações, com fechamento de postos de trabalho.

O Ibovespa abriu a semana em queda após Trump ameaçar retaliar os países alinhados ao Brics (grupo formado por 11 nações, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O principal índice acionário brasileiro caiu 1,26% na segunda-feira (7). Enquanto, em sua reunião de cúpula no Rio de Janeiro, no final de semana, o Brics se manifestou a favor da reforma de instituições multilaterais e contra guerras comerciais, o presidente americano prometeu aumentar tarifas dos países que apoiarem o grupo.

Na quarta — feriado em São Paulo —, Trump cumpriu o que havia dito. O presidente americano enviou uma carta ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, avisando que passaria a cobrar 50% de tarifas sobre produtos do país a partir de 1º agosto. A justificativa foi o tratamento dado pelo Judiciário do Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — réu em processo no qual é acusado de liderar uma suposta tentativa de golpe de Estado — e às empresas de tecnologia americanas. Assim, o Ibovespa teve a terceira queda seguida, de 1,31%.

Nesta sexta-feira (11), o Ibovespa sofreu a quinta queda consecutiva. O índice acionário fechou o dia aos 136.170 pontos, com baixa de 0,41%. Com a entrada de estrangeiros no mercado brasilero em busca de ganhos rápidos, o Ibovespa chegou a bater o recorde de 141 mil pontos na semana semana passada. Mas qualquer sinal de instabilidade, como uma crise política ou externa, faz esses investidores realizarem lucros, ou seja, vender ações para garantir o lucro obtido.

“O problema veio, e logo os papéis começaram a ‘realizar’. Principalmente ativos com maior risco: varejo, varejo de alimentos, linha branca, papéis mais especulativos, papéis que precisam de estímulos da China. Todos esses papéis acabaram devolvendo, aproveitando as grandes altas [das últimas semanas]. Cenário perfeito para o investidor realizar, papéis em alta lucro no bolso, crise lá fora. O recuo no Ibovespa é mais fácil de explicar do que o tamanho da alta em que estava o principal índice da Bolsa brasileira”, diz Felipe Sant’Anna, especialista em investimento do grupo Axia Investing.

O dólar comercial terminou o dia, com leve alta de 0,1%, vendido a R$ 5,548. Com a valorização registrada entre 7 e 11 de julho, a moeda americana interrompeu uma sequência de cinco semanas consecutivas de baixa ante o real.

UOL

Vereadora do PT assassinada no RS fazia parte de uma facção criminosa, diz polícia; morte dela despertou solidariedade de Janja

Sábado, 12 de julho de 2025

Janja Elisane VereadoraImagem: reprodução

Investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul afirma que a Elisane Rodrigues, vereadora morta a facadas na noite de 16 junho de 2025, era ligada a uma organização criminosa.

Segundo a polícia, está descartada qualquer motivação política para o assassinato.

Elisane tinha 49 anos e era vereadora pelo PT na cidade gaúcha de Formigueiro, que fica a 285 km de Porto Alegre. Sua morte despertou uma onda solidariedade entre petistas, inclusive com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, que fez uma publicação de apoio no seu perfil no Instagram em 18 de junho: “A violência contra as mulheres é uma realidade cruel e inadmissível e o feminicídio exige uma resposta firme e urgente”.

Na 5ª feira (10.jul.2025), a Polícia Civil do Estado prendeu a mulher suspeita de ser a mandante do assassinato da vereadora. No dia 20 de junho, 3 dias depois do crime, a polícia já havia detido o provável assassino, um homem de 18 anos.

Para o responsável pelo caso, delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, da Delegacia de Formigueiro, a vítima foi atraída ao local do crime sob o pretexto de que ela poderia comprar carne abaixo do valor de mercado. Elisane conhecia o suspeito do assassinato.

Ainda segundo as investigações do caso, a vereadora teria sido morta por brigas internas da facção criminosa da qual ela fazia parte. Na verdade, a dívida em questão teria sido feita por ela, e não pelo filho. Ela seria envolvida com tráfico de drogas na região. A informação é da revista Veja.

Inicialmente, a linha de investigação adotada sugeria que o motivo do crime seriam dívidas contraídas pelo filho da vereadora.

No X (antigo Twitter), o vereador de Curitiba Rodrigo Marcial (Novo-RS) publicou diversos posts em que aborda o caso. Segundo ele, “a vereadora tinha cerca de R$ 500 mil nas contas bancárias, e o próprio filho também estaria envolvido com o tráfico [de drogas]”.

O político ainda aproveitou a oportunidade para criticar os petistas que se solidarizaram com a morte da mulher. “O lulopetismo corre para narrativas emocionais — “ódio político”, “misoginia”, “golpismo” — enquanto ignora, sistematicamente, os vínculos de parte de sua base com o crime organizado”, escreveu.

Depois das informações trazias à tona pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, integrantes do PT não se manifestaram novamente sobre o caso.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Petistas comentaristas: leiam a matéria antes de escrever asneiras. BG não escreveu essa matéria, que foi publicada pelo Poder 360. Ele só replicou. Se orientem. A gente sabe que o Presidente está senil, sem rumo, desorientado mas, se acalmem. Fizeram o L e a m* se instalou de vez no país.

  2. E tinha como saber , BG?

    Vc quer fazer crer que o pt sabia e que prestou solidariedade a uma criminosa. Melhora , bg

  3. BG E SEU TRAUMA COM O PT.
    TRATAMENTO E ENXERGAR O QUE BOLSONARO E O MAIS VAGABUNDO LADRAO BRASILEIRO, E O CARA NAO EXERGA.
    PRECISA DE TRATAMENTO

    1. Quem precisa de tratamento são voces, otarios, veja seu ladrao de estimação condenado em tres instancias e depois solto por causa do cep. Deixem de serem hipocritas e imbecis.

    2. Cite um crime do Bolsonaro, jumentinho! Só um, vai!!! 👉👉👉👉👉Quero expressar minha gratidão ao presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, pela amizade e solidariedade que sempre demonstrou. Reconheço que as decisões que você está sendo obrigado a tomar não refletem seu verdadeiro desejo. Todos sabem que o ex-presidente Bolsonaro está no comando do partido e foi ele quem solicitou minha expulsão”, disse o deputado em nota. O Sr. Lembra disso aqui? 👆👆👆 QUER SABER QUEM É UM INDIVÍDUO, É SÓ PROCURAR SABER SE ELE TÁ AO LADO DO BOLSONARO OU CONTRA, SIMPLES ASSIM.

    3. Alvo da PF por fraude, deputado Júnior Mano já foi expulso do PL. Quem expulsou esse canalha do PL? Foi Lula?

  4. OS PTRALHAS SEMPRE TÊM UMAS TAIS CONVERSAS CABULOSAS COM FACÇÕES CRIMINOSAS, ISSO É COSTUME ANTIGO, NENHUMA NOVIDADE.

Lei estadual que impõe reserva de vagas para travestis e transexuais em empresas privadas com incentivos fiscais é inconstitucional, decide Justiça

Sábado, 12 de julho de 2025

Foto: Magnus Nascimento

A lei estadual que impõe reserva de vagas para travestis e transexuais em empresas privadas que recebem incentivos fiscais no Rio Grande do Norte foi considerada inconstitucional em decisão da Justiça, assinada pelo desembargador Cláudio Santos, na quarta-feira (9). Ainda cabe ao Governo Estadual recorrer da decisão.

De acordo com a decisão (veja aqui), a lei foi considerada inconstitucional pelas seguintes razões, entre outras: É competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho e sobre normas gerais de licitação e contratação.

“A inclusão de minorias deve ser buscada por meio de medidas afirmativas justas,
equilibradas e bem fundamentadas, e não por meio de imposições legais arbitrárias que podem gerar
efeitos negativos tanto para as empresas quanto para os trabalhadores”, diz a decisão judicial.

“Tal imposição, portanto, desrespeita o princípio da proporcionalidade e compromete a
efetividade das ações de inclusão, que deveriam ser pautadas por análises criteriosas e fundamentadas, e
não por números aleatórios e desconectados da realidade”, escreveu o desembargador.

Opinião dos leitores

  1. Alguém poderia explicar porque duas pessoas, uma branca e outra negra, estudam na mesma faculdade, fazem o mesmo curso, tem o mesmos professores e na hora de fazer mestrado ou de um concurso, a negra tem cota.
    Se ambos tiveram a mesma oportunidade de estudo, a vantagem ditada pela cor da pele continua pq?

  2. As cotas deveria ser por competência, independente de gênero, preferência sexual, cor da pele etc…., fora disso é lacração

Morro do Careca começa a ser cercado novamente após subidas de turistas

Sábado, 12 de julho de 2025

Foto: José Aldenir

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a reinstalação da cerca de proteção no Morro do Careca, em Ponta Negra. A medida atende a uma demanda urgente de preservação ambiental, após o local voltar a ser escalado irregularmente por frequentadores da praia nos últimos dias. A estrutura já está parcialmente instalada.

A cerca havia sido retirada temporariamente durante as obras de engorda da praia de Ponta Negra, finalizadas em janeiro. No entanto, chuvas recentes abriram uma voçoroca que comprometeu o acesso ao Morro e arrastou parte da estrutura de proteção, facilitando a entrada indevida na duna – proibida desde 1997, quando o local foi transformado em área de preservação.

Imagens divulgadas nas redes sociais no fim de semana mostraram turistas desrespeitando a interdição e subindo o morro. “A maioria das pessoas que tenta subir é de fora, são turistas”, afirmou um guarda municipal durante patrulha.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) reforçou a importância do isolamento e já havia cobrado providências da Prefeitura. “Não precisaria da cerca, seria até melhor sem ela pela questão paisagística, mas pedimos à população que respeite e não suba no nosso cartão-postal”, declarou o diretor-geral Werner Farkatt.

Especialistas alertam que a subida ao morro acelera a erosão e a perda de volume de areia da duna, que já vem sendo afetada por fatores naturais. O professor Venerando Amaro, da UFRN, afirmou que o Morro do Careca “está perdendo altura” e defendeu a proibição contínua do acesso como forma de garantir sua preservação.

Com informações de Agora RN

Opinião dos leitores

  1. O problema do morro do careca era a engorda da praia, foi só concluir a obra que aquela coisa feia no “pé do morro” foi solucionado. O resto é só bla blá-blá-blá…

RN tem terceira pior taxa de alfabetização do país

Sábado, 12 de julho de 2025

Foto: Unsplash

O Rio Grande do Norte ficou na antepenúltima posição do ranking nacional de alfabetização de crianças da rede pública, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo governo federal.

Governado pela professora Fátima Bezerra (PT), o RN tem apenas 39% das crianças potiguares estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental em 2024.A meta definida para 2024 era de 43,8%, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada.

O levantamento apontou que a média nacional foi de 59,2%, com 17 estados ficando acima desse percentual. O RN aparece à frente apenas de Sergipe (38%) e Bahia (35,96%). No topo da lista estão Ceará (85,31%), Goiás (73%) e Minas Gerais (72%).

O indicador faz parte do programa federal Compromisso Criança Alfabetizada, lançado em 2023, com objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o 2º ano do ensino fundamental.

A metodologia utilizada para o levantamento considera critérios estabelecidos pelo próprio Ministério da Educação. Ao todo, 26 estados foram avaliados — Roraima não teve dados divulgados.

Veja o ranking completo:

– 1º Ceará: 2023: 84,5 | 2024: 85,31 | Meta 2024: >80

– 2º Goiás: 2023: 66,7 | 2024: 73 | Meta 2024: 68,9

– 3º Minas Gerais: 2023: 59,81 | 2024: 72 | Meta 2024: 63,2

– 4º Espírito Santo: 2023: 67,93 | 2024: 72 | Meta 2024: 69,9

– 5º Paraná: 2023: 73,12 | 2024: 70,42 | Meta 2024: 74,2

– 6º Rondônia: 2023: 64,60 | 2024: 62,62 | Meta 2024: 67,10

– 7º Santa Catarina: 2023: 61,38 | 2024: 62 | Meta 2024: 64,5

– 8º Pernambuco: 2023: 59 | 2024: 60,79 | Meta 2024: 62,40

– 9º Mato Grosso: 2023: 55,06 | 2024: 60,59 | Meta 2024: 59,2

– 10º Piauí: 2023: 52,48 | 2024: 59,82 | Meta 2024: 57

– 11º Maranhão: 2023: 56,43 | 2024: 59,64 | Meta 2024: 60,30

– 12º Distrito Federal: 2023: – | 2024: 59,13 | Meta 2024: –

– 13º São Paulo: 2023: 51,91 | 2024: 58,13 | Meta 2024: 56,6

– 14º Paraíba: 2023: 51,12 | 2024: 55,96 | Meta 2024: 55,90

– 15º Mato Grosso do Sul: 2023: 47,45 | 2024: 55,87 | Meta 2024: 52,80

– 16º Rio de Janeiro: 2023: 52,13 | 2024: 55,25 | Meta 2024: 56,7

– 17º Acre: 2023: – | 2024: 51,38 | Meta 2024: –

– 18º Tocantins: 2023: 43,72 | 2024: 50,07 | Meta 2024: 49,5

– 19º Amazonas: 2023: 52,2 | 2024: 49,17 | Meta 2024: 56,80

– 20º Alagoas: 2023: 43,88 | 2024: 48,63 | Meta 2024: 49,7

– 21º Pará: 2023: 48,40 | 2024: 48,2 | Meta 2024: 53,6

– 22º Amapá: 2023: 41,56 | 2024: 46,62 | Meta 2024: 47,6

– 23º Rio Grande do Sul: 2023: 63,40 | 2024: 45 | Meta 2024: 66,2

– 24º Rio Grande do Norte: 2023: 37,24 | 2024: 39 | Meta 2024: 43,80

– 25º Sergipe: 2023: 31,3 | 2024: 38 | Meta 2024: 38,30

– 26º Bahia: 2023: 36,80 | 2024: 35,96 | Meta 2024: 43,40

*Roraima ficou de fora da lista em 2023 e 2024.

Por Hellen Jambor – 96 FM Natal

Ministros do STF fazem ironia com Eduardo Bolsonaro e deixam escapar o "desespero"

Sábado, 12 de julho de 2025



 

Ah! Fala sério!”, exclamou um ministro influente ao ser informado das solicitações.

Outro magistrado afirmou de forma taxativa:

“Chance zero, obviamente”.

Ambos indicaram que não há qualquer possibilidade de as propostas sequer serem debatidas internamente.

As três demandas do deputado licenciado incluem: a concessão de anistia “ampla, geral e irrestrita” para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro; a reversão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, declarada pelo TSE; e o afastamento do ministro Alexandre de Moraes do STF. Eduardo ressaltou que “não fala pelo governo dos Estados Unidos”, embora tenha se pronunciado pouco depois das declarações de Trump.

A ironia dos ministros escancara o "desespero" dentro da Corte...

Fonte: Jornal da Cidade Online

Governo Lula alega ‘risco à soberania’ e impõe sigilo de 5 anos a documentos da PEC da Segurança

Sábado, 12 de julho de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Francisco Leali – Estadão Conteúdo

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adotar a trilha do segredo para tratar de sua proposta de combate à violência. Sem fazer alarde, o Ministério da Justiça impôs sigilo de 5 anos a todos os documentos relacionados à Proposta de Emenda Constitucional da Segurança Pública.

O termo de classificação em grau reservado foi assinado no dia 17 de junho. O ato foi intencional. O processo que contém todos os documentos relacionados à elaboração da PEC tramita desde o ano passado no ministério. A imposição do sigilo, adotada só agora, foi a maneira que a Pasta do ministro Ricardo Lewandowski encontrou para evitar que as informações se tornassem públicas.

O segredo de 5 anos foi arbitrado um dia após chegar ao Ministério uma mensagem da Controladoria Geral da União (CGU) pedindo esclarecimentos sobre os documentos. A CGU fez o pedido a partir de um recurso apresentado pelo Estadão com base na Lei de Acesso à Informação. O ministério havia negado por três vezes acesso aos documentos e o recurso foi protocolado na CGU, instância do governo com poder para determinar a liberação da informação.

Com o texto da PEC em tramitação no Congresso, o Ministério da Justiça parece disposto a não tornar públicos seus estudos prévios, anotações e pareceres técnicos que levaram a editar uma proposta sob ataque de oposicionistas. A papelada oficializada como sigilosa está reunida em dois processos administrativos 08001.002726/2024-64 e 08001.000715/2025-21. Neles, informa a Pasta, estão minutas da PEC; notas técnicas; manifestações jurídicas; e minutas de exposições de motivos.

A Lei de Acesso à Informação estabelece que, após tomada a decisão, os chamados “documentos preparatórios” são públicos. Nesta quinta-feira, 10, o ministério enviou um e-mail informando que os registros solicitados pelo Estadão foram classificados em grau de sigilo reservado.

O ato é assinado pelo secretário Nacional de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo. Na justificativa para tornar os documentos sigilosos, ele apela para a proteção da soberania nacional. “O processo contém informações que colocam em risco a segurança de instituições, a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do território nacional”, escreveu o secretário.

Procurado para se manifestar sobre o ato, o Ministério da Justiça se limitou a dizer que os documentos estão em sigilo.

O governo Lula assumiu o posto prometendo mais transparência. Na campanha, apontou o dedo para o então presidente Jair Bolsonaro e prometeu revogar seus sigilos. O novo ato do Ministério da Justiça que alega risco à soberania do País para esconder documentos produz algo de desconexo entre o discurso e prática da administração federal.

Por Francisco Leali – Estadão Conteúdo

A confissão absurda de Lula...

Sábado, 12 de julho de 2025

Antes mesmo do ministro Alexandre de Moraes agir derrubando as decisões do Congresso Nacional sobre o IOF, o petista Lula já havia confessado que só conseguirá governar o país com o respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Se eu não entrar com recurso no Judiciário, se eu não for à Suprema Corte, eu não governo mais o país", afirmou Lula.

A frase absurda expõe o desespero do PT e o que se tornou o regime brasileiro...

Qual o limite de tamanha insanidade?

Fonte: Jornal da Cidade Online