Faleceu o ex-deputado estadual e federal Cipriano Correia, aos 78 anos. Correia foi médico e político com forte atuação no Rio Grande do Norte nas décadas de 1980 e 1990. Na política, exerceu mandato de Deputado Estadual no RN por duas legislaturas seguidas, de 1987 a 1995 e foi Deputado Federal de 1995 a 1999.
Além da carreira política, teve atuação marcante na medicina. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fundou o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do RN (ITORN), referência na área de ortopedia.
O velório acontece neste sábado (31) no cemitério Morada da Paz, em Emaús, onde também será realizado o sepultamento às 19h.
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), definiu a operação especial de trânsito para cobrir o São João de Natal. A intervenção tem como objetivo garantir segurança e fluidez no entorno dos principais polos juninos da cidade.
O São João de Natal terá início neste sábado 31, com a abertura oficial na Avenida da Alegria, no bairro da Redinha – região Norte da capital potiguar, onde a Rua Tenente Everaldo Borges de Moura, batizada desde o carnaval como “Avenida da Alegria”, será palco de mais uma grande festa popular.
Na Redinha, a operação teve início às 16h30 e seguirá até a meia-noite. Para organização do fluxo, a STTU realizará bloqueios viários com previsão de liberação às 01h do domingo 1º. Os bloqueios acontecerão nos seguintes pontos:
• Rua Conselheiro Tristão com Rua Tenente Everaldo Borges de Moura
• Rua Tenente Everaldo Borges de Moura com Rua Francisco Ivo
• Rotatória da Rua Francisco Ivo
A programação do evento se estenderá até o dia 29 de junho, com atividades distribuídas por diferentes regiões da cidade. Além da Zona Norte, os polos de festividades incluem a Arena das Dunas, na Zona Sul, e a Cidade da Esperança, na Zona Oeste.
A STTU reforça que haverá plataformas de embarque e desembarque de aplicativos em locais estratégicos para facilitar o acesso e evitar congestionamentos. Confira os pontos por polo:
Polo Redinha (Avenida da Alegria)
• Plataforma: Av. da Alegria – Concentração do Trio – Redinha Clube
• Plataforma: Av. da Alegria – Posto Redinha
• Poligonal de restrição para veículos nos arredores do evento
Polo Arena das Dunas
• Plataforma: Top Pizza
• Plataforma: Após o Pittsburg
• Plataforma: Posto 30 de Setembro
• Plataforma: Sebrae
• Plataforma: Hotel Ibis
• Plataforma: Portão E1 da Arena das Dunas
• Poligonal de restrição para controle do fluxo de veículos
Polo Nélio Dias
• Plataforma: Polo Nélio Dias (zona Norte)
• Poligonal de restrição nas imediações da arena
A operação contará com o suporte de inspetores e agentes de mobilidade, além de patrulhamento com motocicletas, viaturas e supervisão técnica. A orientação da STTU é para que os cidadãos planejem seus deslocamentos com antecedência, utilizem os pontos oficiais de embarque/desembarque e sigam as orientações dos agentes para uma experiência mais segura e tranquila.
Dados recentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) revelam que 20% dos condutores de motocicletas abordados nas blitzes deste mês de maio circulavam sem habilitação ou com documentação irregular, o que não só representa risco nas vias, como também gera um impacto direto e crescente sobre os serviços hospitalares da capital e do Rio Grande do Norte.
De acordo com Newton Filho, secretário adjunto de trânsito de Natal, nas fiscalizações realizadas em abril, 30% dos condutores abordados, ou seja, 297 motociclistas, apresentavam algum tipo de irregularidade, seja na documentação pessoal ou do veículo. Em maio, esse percentual caiu para 20%, com 198 registros, indicando que muitos motoristas correram para se regularizar após o aumento da fiscalização. Em cada mês, aproximadamente mil condutores passaram pelas fiscalizações. “É natural que, quando você aumenta a fiscalização, as pessoas busquem se regularizar. Isso mostra que a ação tem efeito positivo”, afirma o secretário.
O trabalho é uma força-tarefa que reúne a STTU, Detran/RN, CPRE e Polícia Rodoviária Federal (PRF), sob a recomendação do Ministério Público Estadual. O objetivo é reduzir os acidentes e aumentar a regularização dos condutores.
Números acendem alerta
Os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal mostram que a região sul da cidade apresenta o maior número de sinistros, com a BR-101 liderando a série histórica. Em 2024, foram 103 acidentes com moto só no trecho da rodovia federal dentro da capital. A gravidade dos acidentes também vem aumentando, de acordo com os dados da STTU. Em 2021, foram 1.139 sinistros com moto e vítimas lesionadas. Em 2022, o número aumentou para 1.253 e, em 2024, chegou a 1.472. As estatísticas indicam ainda que os homens representam a maioria dos indivíduos lesionados em sinistros com motocicletas na cidade. O bairro de Lagoa Nova lidera o ranking entre as regiões da cidade com maior sinistralidade. Enquanto a sexta-feira aparece como o dia com maior número de sinistros, é a quarta-feira o dia em que os acidentes registram mais vítimas com lesões.
Segundo dados divulgados pelo Detran/RN em fevereiro, o Rio Grande do Norte contabiliza hoje mais motocicletas do que automóveis. Em números absolutos, a frota de motocicletas, motonetas e ciclomotores do estado conta com 680.948 veículos, enquanto a quantidade de automóveis cadastrados no sistema do Detran é de 668.460 veículos, ou seja, são 12.488 motocicletas, motonetas e ciclomotores a mais do que automóveis no Rio Grande do Norte. Na capital, esse equilíbrio ainda não se inverteu. Os automóveis representam 51,39% da frota, enquanto motocicletas, motonetas e ciclomotores correspondem a 28,30%.
O escândalo parece ser interminável. A Polícia Federal acaba de revelar que parlamentares recebiam cerca de R$ 50 mil reais mensais de entidades envolvidas no roubo aos aposentados e pensionistas do INSS.
A ‘propina’ tinha como objetivo facilitar o acesso aos dados dos aposentados por meio de indicações de servidores no INSS e também para aliciar o comando do órgão.
Os nomes desses parlamentares precisam vir à tona urgentemente.
O Congresso Nacional aprovou a obrigatoriedade de exame toxicológico para quem estiver tentando obter a carteira de habilitação para carros ou motos.
O projeto de lei foi aprovado nessa quinta-feira (29) pela Câmara dos Deputados, após alterações dos senadores. O texto inclui diversas mudanças ao Código de Trânsito Brasileiro e segue para a sanção do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que muda
O novo texto diz que o resultado negativo em exame toxicológico é obrigatório para se obter a permissão para dirigir — nome dado à CNH “provisória”, recebida por quem se habilita pela primeira vez — nas categorias A e B.
Os exames serão realizados em clínicas médicas, que já realizam o teste para condutores de veículos maiores. Caso a própria credenciada ao Detran queira oferecer o toxicológico, ele deverá ser feito “em ambiente físico próprio e segregado”.
O novo texto estende, a carros e motos, as exigências do toxicológico feito por motoristas de ônibus, caminhões e outros veículos que exigem CNH de categoria C, D ou E.
Quais drogas?
O exame toxicológico detecta substâncias como:
Anfetaminas e derivados;
Maconha (THC e outros canabinoides);
Cocaína e (metabólitos);
Opiáceos.
A lei as define como “substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção”. Os testes devem ser feitos por empresas credenciadas e com normas definidas. A janela de detecção mínima é de 90 dias.
A divulgação dos resultados é feita de maneira confidencial. Não há previsão de punições a quem tiver a CNH negada caso o exame seja positivo.
Outras mudanças
O tema principal do projeto de lei 3965/21, do deputado federal José Guimarães (PT-CE) é o financiamento dos programas que fornecem, gratuitamente, carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda.
Atualmente, grande parte dos estados brasileiros mantem seus programas de CNH Social. Agora, a lei prevê que o dinheiro arrecadado com as multas deverá financiar tais projetos.
Além disso, fica definido que só pessoas inscritas no CadÚnico têm direito ao benefício. Mantém, ainda, a obrigatoriedade do dinheiro arrecadado também servir a obras de melhorias do trânsito.
Por fim, os congressistas estenderam, a todo território nacional, a possibilidade de transferir a propriedade de veículos por meio 100% digital.
Assim, qualquer contrato digital de compra e venda de veículos assinado eletronicamente terá validade e deve ser, obrigatoriamente, acatado por todos os órgãos de trânsito estaduais e do Distrito Federal.
No último sábado (25), a banda Camisa de Vênus protagonizou uma cena lamentável ao atacar a fé cristã durante apresentação no Cactus Moto Fest, em Currais Novos, Rio Grande do Norte.
Para saber mais detalhes, acesse gratuitamente o jornal O Republicano, parceiro do JCO. Clique no link abaixo:
Sob comando de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos enviou um ofício diretamente ao Governo Lula, passando por cima os trâmites usuais.
O ofício é relacionado à atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento, segundo o Ministério da Justiça, tem caráter exclusivamente informativo e não gerará desdobramentos oficiais por parte do governo brasileiro neste momento.
Segundo fontes de dentro do governo Lula ofício deveria ter passado pela embaixada em Brasília. O gesto é considerado incomum no protocolo diplomático tradicional.
Nos bastidores, o episódio é classificado como um exemplo do que estaria se consolidando como um "novo normal" nas relações diplomáticas durante o governo Donald Trump, marcado por comunicações diretas e menos convencionais. Um recado claro...
Todo aquele que andou se reunindo no Ministério da Previdência com o Careca do INSS, é automaticamente altamente suspeito.
É exatamente o caso do atual secretário executivo da pasta, Adroaldo da Cunha Portal (PDT), que abriu as portas de seu gabinete para o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, segundo informa Tácio Lorran, do site Metrópoles.
O que é muito pior é que, curiosamente, a reunião ficou fora da agenda oficial do servidor. O encontro ocorreu em 13 de março de 2023 e, na ocasião, o lobista estava acompanhado de representante de correspondentes bancários de empréstimos consignados.
O Careca do INSS é apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos principais operadores do esquema de descontos fraudulentos no Instituto Nacional de Seguro Social (IN
Adroaldo era secretário do Regime Geral de Previdência Social do ministério então comandado por seu correligionário Carlos Lupi (PDT). A secretaria tem uma função primordial na supervisão e orientação da concessão de benefícios previdenciários.
Sem dúvida, algo suspeitíssimo.
Aliás, tudo nesse governo é suspeito de falcatrua. E isso impressiona.
Em discurso nesta sexta-feira (30), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez referência aos Estados Unidos e ao seu presidente, Donald Trump, ao dizer que o Brasil precisa da “ajuda de terceiros”.
A fala ocorreu durante o 2º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal (PL), em Fortaleza.
Bolsonaro afirmou que, com a ajuda de “outro país lá do norte” e “a ajuda de terceiros”, será possível reverter a sua situação político-jurídica no Brasil.
“Não é fácil, mas nós venceremos. Com a ajuda de Deus e também com a ajuda de outro país lá do norte. Enganam-se aqueles que [pensam que] só nós temos condições de reverter esse sistema. Não temos. Precisamos de ajuda de terceiros”, disse.
Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Recentemente, por decisão dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-mandatário virou réu por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Durante o evento, Bolsonaro também comentou sobre sua relação com Donald Trump, ressaltando a aliança deles durante seu mandato. “Muitas coisas fizemos juntos e outras ficaram para o futuro”, declarou.
A declaração do ex-presidente se deu em meio à possibilidade de o governo americano sancionar autoridades brasileiras.
Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Marcio Rubio, afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tinha “grande possibilidade” de sofrer sanções pelo governo americano, com base na Lei Magnitsky — aplicada pelo EUA e que poderia levar o magistrado a ficar proibido de entrar no país.
Filho de Jair Bolsonaro, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está nos Estados Unidos alegando estar articulando medidas contra Moraes.
Nesta semana, Moraes abriu um inquérito para investigar a atuação de Eduardo nos EUA.
Durante o discurso no evento do PL, Bolsonaro defendeu o filho e afirmou que, se Eduardo estivesse no Brasil, “não ficaria sem seu passaporte”, mas “preso”.
“Eu estou feliz por ele estar fora do Brasil. Para mim é um menino, mas ele é um homem de 42 anos de idade, que abandona tudo aqui para lutar por nós lá de fora”, finalizou o ex-presidente.
As estatais federais registraram deficit recorde de R$ 2,73 bilhões em 2025. Foi o maior desde 2002 (23 anos). Dados do BC (Banco Central) mostram que o saldo negativo aumentou 62,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.
As informações constam no relatório “Estatísticas fiscais” divulgado nesta 6ª feira (30.mai.2025). Eis a íntegra do comunicado (PDF – 333 kB). No 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as estatais federais registraram deficit no 1º quadrimestre de todos os anos: de R$ 1,84 bilhão em 2023, de R$ 1,68 bilhão em 2024 e de R$ 2,73 bilhões em 2025.
O levantamento do Banco Central desconsidera a Petrobras e as estatais financeiras como o BB (Banco do Brasil), a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Em abril, o saldo negativo das estatais federais foi de R$ 977 milhões.
DADOS DIVERGENTES DO GOVERNO
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, declarou, em 23 de abril, que a contabilidade do Banco Central é fiscal e desconsidera informações contábeis das companhias. Afirmou que há empresas que apresentam deficit no dado do Banco Central, mas registraram lucro líquido.
A ministra citou o caso do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), que, segundo Esther, tiveram balanços positivos.
O lucro líquido do Serpro foi de R$ 685 milhões no ano passado. Já a Dataprev teve lucro de R$ 508,2 milhões, mas houve queda em relação a 2023 (R$ 598,6 milhões).
Segundo Esther, são 19 empresas não dependentes na alçada do Ministério da Gestão e Inovação. Afirmou que o Banco Central contabilizou o deficit fiscal de 11 estatais em 2024.
“Dessas 11 [empresas que apresentaram deficit], 9 tiveram lucros”, disse Esther em abril. “Se você procurar qualquer empresa privada, ninguém conhece o deficit, porque essa contabilidade só faz sentido na lógica fiscal, que é pegar exclusivamente as receitas daquele ano contra as despesas daquele ano”, completou.
METODOLOGIA DO BANCO CENTRAL
O Banco Central apura o resultado fiscal seguindo a metodologia conhecida como “abaixo da linha”, que é diferente do Tesouro Nacional, por exemplo, que adota a metodologia “acima da linha”.
O Banco Central não tem acesso a todos esses componentes, como dados de fluxo, somente a necessidade de financiamento. A autoridade monetária compara o nível de endividamento das estatais entre um período e outro para verificar a variação.
Significa dizer que o deficit de R$ 2,73 bilhões corresponde ao aumento da necessidade de financiamento. O Banco Central já defendeu que é preciso evitar entrar em juízo de valor sobre as formas diferentes do BC e do governo em calcular o saldo nas contas das estatais. Disse que os dados são complementares.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou o papel da Corte no país, durante palestra no 2º Congresso Brasileiro de Direito do Mercado de Capitais nesta sexta-feira, 30.
Segundo Barroso, a “facilidade de acesso ao STF faz com que a Corte” decida sobre “as questões mais divididas”.
“A Constituição cuida dos sistemas social, tributário, de comunicação, entres outros. Ela trata de muitos temas que estão na política em outros países do mundo. Quase tudo se judicializa no Brasil. Por essa razão, decidimos desde a interrupção de gestação ao desmatamento e conflitos judiciários. A facilidade de acesso ao STF faz com que a Corte acabe decidindo sobre as questões mais divididas“, afirmou.
Para o ministro, contudo, “existe um foco negativo” no país sobre “tudo o que acontece de ruim, e uma negligência em divulgar o que acontece de bom”.
“No mundo das redes sociais, a agressividade tem mais atenção do que as ações de normalidade, as coisas boas”, acrescentou.
Moraes e EUA
O comentário de Barroso sobre o STF ocorre em meio ao anúncio do governo americano sobre a nova política dos EUA contra autoridades que censuram cidadãos americanos.
Uma reportagem do jornal americano The New York Times revelou na quinta-feira, 29, que o Departamento de Justiça americano enviou quma carta ao ministro Alexandre de Moraes, após ordenar o bloqueio da rede social Rumble.
No aviso, o governo dos EUA disse que o ministro não poderia dar ordens a empresas sediadas em território americano.
“Separadamente, o Departamento de Justiça enviou uma carta ao ministro Moraes neste mês repreendendo-o por ordenar que o Rumble, uma rede social americana popular entre os conservadores, bloqueasse as contas de um usuário específico, de acordo com uma cópia da carta vista pelo The New York Times e que não havia sido divulgada anteriormente”, diz trecho da reportagem assinada por Jack Nicas, chefe de redação do jornal no Rio de Janeiro.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um texto nesta sexta-feira (30) em sua página oficial no qual afirmou que aumentou o risco de sequestro no país e que por isso precisou atualizar as recomendações de segurança para cidadãos americanos.
O texto, publicado em português e chamado “Aviso de Viagem”, é atribuído ao Departamento de Estado norte-americano, órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Entre outros pontos, a embaixada americana:
afirma que as atividades de gangues e do crime organizado são “generalizadas” no país;
recomenda aos americanos que não se dirijam a favelas, mesmo em visitas guiadas;
recomenda aos americanos que não se desloquem para as regiões administrativas do Distrito Federal, nas redondezas de Brasília (funcionários só poderão ir com autorização).
Esse último tópico é fruto de uma atualização no texto feita em 2018, que incluiu algumas áreas do DF na lista de regiões não recomendadas para visita.
No trecho em que a embaixada faz um “resumo do país”, o Brasil é descrito da seguinte maneira:
“Crimes violentos, incluindo assassinato, roubo à mão armada e roubo de carros, podem ocorrer em áreas urbanas, de dia e de noite. […] A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados e frequentemente ligados ao tráfico de drogas recreativas.”
Em seguida, a embaixada afirma que agressões físicas, com uso de sedativos e drogas colocadas em bebidas, são “comuns” no Brasil.
“Criminosos visam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Funcionários do governo dos EUA são aconselhados a não usar ônibus municipais no Brasil devido ao sério risco de roubo e agressão, especialmente à noite”, acrescenta a embaixada.
Nesse contexto, a embaixada faz uma série de recomendações aos cidadãos americanos que viajarem ao Brasil, entre as quais:
preparar um plano para situações de emergência;
não exibir objetos valiosos, como relógios caros ou joias;
desenvolver um plano de comunicação com a família.
A GloboNews procurou o Itamaraty e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.